Expediente da 6ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 35ª Legislatura de 02/05/2024

Mês: Abril

Ano: 2024

Leitura do expediente da 06a Sessão Ordinária da 4a Sessão Legislativa da 35a Legislatura de 02/05/2024 

MATERIAS PARA LEITURA NO EXPEDIENTE: 

PROJETO DE LEI NÚMERO   23  DE  29  ABRIL DE 2024 –  DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS A SEREM OBSERVADAS NA ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA DO MUNICÍPIO DE JAMBEIRO PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2025. CARLOS ALBERTO DE SOUZA – Prefeito Municipal de JAMBEIRO, Estado de São Paulo, FAZ SABER que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte lei:

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 

Art. 1º – Em cumprimento aos dispositivos específicos contidos na Constituição Federal, na Constituição Estadual, na Lei Orgânica Municipal, na Lei 4.320/64 e na Lei 101/2000, ficam estabelecidos pela presente Lei de Diretrizes Orçamentárias – L.D.O. – os parâmetros, normas e instruções para a elaboração do Orçamento Anual para o exercício financeiro de 2025 do Município de JAMBEIRO, que abrangerá os poderes Executivo e Legislativo, seus fundos e entidades da administração direta, compreendendo:

             I – As metas fiscais;

II –          A estrutura e organização do orçamento municipal;

III – As prioridades e metas da administração municipal;

IV – As diretrizes para elaboração e execução do orçamento municipal e suas

       Alterações;

V – As disposições relativas às despesas com pessoal e encargos;

VI – As disposições sobre alterações na legislação tributária do município;

VII – As disposições sobre a dívida pública municipal.

Art. 2º – Consideram-se, para os efeitos desta Lei:

PROGRAMA: Conjunto de instrumentos de organização e ações governamentais planejadas e necessárias para alcançar os resultados finais determinados, para satisfação das necessidades coletivas.

PROJETO: Instrumento de programação para alcançar as metas e objetivos de um Programa, envolvendo um conjunto de operações das quais resulta um bem final que concorre para a expansão ou aperfeiçoamento da ação de governo.

ATIVIDADE: Instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo.

DIRETRIZES: O conjunto de critérios de ação e decisão que deve disciplinar e orientar o processo de planejamento.

PRODUTO: Bem ou serviço que resulta da ação orçamentária destinada ao público-alvo ou o         insumo estratégico que será utilizado para produção futura de bem ou serviço.

UNIDADE DE MEDIDA: unidade utilizada para quantificar e expressar as características do produto.

META FISICA: Quantidade estimada para o produto ou a quantificação do produto.

OBJETIVOS: Os resultados que se pretende alcançar com a realização das ações governamentais dirigidas à coletividade.

DESPESAS IRRELEVANTES: são as despesas cujo valor não ultrapasse, para outros serviços e compras, o limite do inciso II do caput do artigo 75 da Lei 14.133 de 1º de abril de 2021 – dispensa de licitação – e suas atualizações.

DESPESA OBRIGATÓRIA DE CARÁTER CONTINUADO: As despesas já constantes dos orçamentos e aquelas derivadas de lei ou ato administrativo normativo que fixem obrigação legal de execução por período superior a dois exercícios financeiros.

PROGRAMAS DE AÇÃO CONTINUADA: As ações que resultem em serviços públicos prestados ou colocados à disposição da comunidade, de forma uniforme durante período prolongado.

Art. 3º. Em cumprimento ao dispositivo da Lei Complementar conforme art. 4º da Leis Federal nº 101, integram ainda a presente lei, o anexo de metas fiscais, com os seguintes demonstrativos:

I   – Demonstrativo das Metas Anuais em valores Correntes e Constantes;

II – Demonstrativo da Avaliação do Cumprimento das Metas Relativas ao Ano Anterior;

III – Demonstrativo das metas fiscais atuais comparadas com as fixadas nos três exercícios anteriores;

IV – Evolução do Patrimônio Líquido;

V – Demonstrativo da Origem e Aplic. dos Recursos Decorrentes da Alienação de Ativos;

VI – Demonstrativo da avaliação da situação financeira e atuarial do regime próprio de previdência dos servidores públicos e Receitas e Despesas Previdenciárias do RPPS;

VII – Estimativa e Compensação da Renúncia de Receita;

VIII – Margem de Expansão das Despesas Obrigatórias de Caráter continuado

 IX – Riscos fiscais e providências.

ELABORAÇÃO E APROVAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA 

Art. 4º – Na elaboração da proposta orçamentária serão atendidos preferencialmente os programas constantes do anexo V e os projetos, as atividades e operações especiais constantes do anexo VI, que faz parte integrante desta Lei, podendo na medida das necessidades, serem elencados novos programas e projetos, atividades e operações especiais.

Parágrafo Único – A Lei Orçamentária Anual – LOA – deverá pautar-se pela transparência da gestão fiscal, observando-se os princípios da publicidade e legalidade, permitindo o amplo acesso da sociedade a todas as informações do planejamento municipal. 

Art. 5º – Os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, se ocorrerem, serão avaliados em anexos próprios, onde serão informadas as medidas a serem adotadas pelo Poder Executivo.

Parágrafo 1º – Para os fins deste artigo, consideram-se passivos contingentes e outros riscos fiscais, possíveis obrigações presentes, cuja existência será confirmada somente pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros, que não estejam totalmente sob controle do Poder Executivo.

Parágrafo 2º – Os Riscos Fiscais, caso se concretizem, serão atendidos com recursos da Reserva de Contingência, e também, se houver, do excesso de arrecadação e do superávit financeiro do exercício anterior.

Parágrafo 3º Não há previsão de Riscos Fiscais.

Art. 6º – A proposta orçamentária não conterá dispositivo estranho à previsão de receita e fixação de despesa, e atenderá processo de planejamento permanente.

Parágrafo – Os orçamentos anuais atenderão os princípios do equilíbrio, da unidade e da universalidade orçamentária.

Parágrafo – A estimativa de receita do orçamento contemplará medidas de aperfeiçoamento da arrecadação dos tributos, visando o aumento das receitas próprias, considerando o impacto de alterações na legislação tributária, observando a capacidade econômico-financeira dos contribuintes, com a justa distribuição de renda com destaque para:

I – Revisão permanente da planta genérica de valores do Município;

II – regularização, atualização e adequação permanente da legislação sobre os tributos municipais;

III – regularização, atualização e adequação permanente da legislação sobre uso do solo e definição dos limites da zona urbana municipal para fins de lançamentos de tributos municipais;

IV – Revisão e adequação permanente das isenções dos tributos municipais, atendendo a Lei 101/2000 e mantendo o interesse público e a justiça fiscal.

Parágrafo – O Poder Executivo deverá propor projetos de lei de alterações na legislação tributária, sempre que se torne necessária a preservação do equilíbrio das contas públicas e a geração de recursos para investimentos; para manutenção ou ampliação das atividades próprias do Município.

Parágrafo 4º – As modificações das leis de caráter tributário deverão ser apreciadas pelo Poder Legislativo no exercício anterior, atendendo o princípio da anualidade e legalidade tributária.

Parágrafo 5º – Todo projeto de lei versando sobre concessão de anistia, remissão, subsídio, crédito presumido, concessão de isenção, alteração de alíquota ou modificação de base de cálculo que implique em redução de tributos ou contribuições, deverá atender ao disposto no artigo 14 da Lei 101/2000, devendo ser instruído com demonstrativos evidenciando que não serão afetadas as metas de resultado nominal e primário. Não se sujeitam às regras do presente parágrafo, a simples homologação de pedidos de isenção, remissão ou anistia apresentada com base em legislação municipal anterior à edição da Lei 101/2000.

Parágrafo 6º – Os tributos lançados e não arrecadados, inscritos em dívida ativa, cujos custos para cobrança sejam superiores ao crédito tributário, poderão ser cancelados, mediante autorização em lei, não se constituindo como renúncia de receita (art. 14 § 3º da LRF

Parágrafo 7º – O Município de Jambeiro aplicará na manutenção e desenvolvimento do ensino, os percentuais legais obrigatórios, conforme Constituição Federal e Lei de Diretrizes e Bases da Educação, combinadas com a Lei do FUNDEB.

Parágrafo 8º – O Município de Jambeiro aplicará na manutenção e desenvolvimento do Fundo Municipal de Saúde, em vista da legislação específica, os percentuais legais obrigatórios.

Parágrafo 9º – Constarão do orçamento anual, os Fundos legalmente criados.

Parágrafo 10º – O orçamento anual será elaborado de acordo com as Normas da Secretaria do Tesouro Nacional- STN e órgãos equivalentes, ligados a Contabilidade Pública.

Parágrafo 11º – A despesa não poderá ser realizada se não houver comprovada e suficiente disponibilidade de dotação orçamentária para atendê-la, vedada à adoção de qualquer procedimento que viabilize a sua realização sem observar a referida disponibilidade.

                          I – A contabilidade registrará todos os atos e fatos relativos à gestão orçamentária, financeira e patrimonial, independentemente de sua legalidade, sem prejuízo das responsabilidades e das demais consequências advindas da inobservância ao disposto no caput.

              Parágrafo 12º – A execução da Lei Orçamentária de 2025 e dos créditos adicionais obedecerá aos princípios constitucionais da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência.

              Parágrafo 13º – São créditos adicionais, as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento.

              I – Suplementares, os destinados a reforço de dotação orçamentária;

              II – Especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica;

             III – extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.

                     Parágrafo 14 – Os Créditos Especiais e Extraordinários abertos nos últimos quatro meses do exercício, poderão ser reabertos no limite do seu saldo e incorporados ao orçamento do exercício subsequente por ato do Chefe do Poder Executivo, nos termos do Art. 45 da Lei 4.320/64, combinado com o Art. 167, XIV, § 2º da Constituição Federal.

 

Art. 7º – As metas de receitas previstas para fins de elaboração da lei orçamentária terão por base:

                           I –         O aumento vegetativo das projeções financeiras, devidamente   corrigidas monetariamente conforme índices do Governo Federal;

                           II –        Implantação de programas e de softwares específicos para as diversas áreas de atuação do Poder Executivo, que gerem recursos ao Município;

           III –   A tendência do exercício financeiro;

           IV –  O incremento de cobrança da dívida ativa existente.

                       

                        Art.  8º – A lei orçamentária para 2025 conterá reserva de contingência, limitada ao máximo de 5% (cinco por cento) da receita corrente líquida, e constituída exclusivamente de recursos do orçamento fiscal, destinada às seguintes finalidades:

           I –    Atender passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos;

obtenção de Resultado Primário positivo se for o caso;

                          II –         Cobertura de créditos adicionais, conforme disposto na Portaria MPO nº 42/1999, art. 5º e Portaria STN nº 163/2001, art. 8º (art. 5º, III, “b” da LRF).

  Art. 9º – Os projetos em fase de execução terão prioridade sobre os novos projetos, além de adequadamente atendidas as despesas com conservação e manutenção do patrimônio público.

 Parágrafo 1º – A regra estabelecida no “caput” deste artigo aplica-se no âmbito de cada fonte de recursos, conforme vinculações legalmente estabelecidas.

                        Parágrafo 2º – As fontes de recursos e as modalidades de aplicação da despesa poderão ser modificadas por meio de Decreto do Poder Executivo para atendimento das necessidades da execução orçamentária.

 

Art. 10º – A lei orçamentária poderá prever parcerias voluntárias entre a administração pública e organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, mediante a execução de atividades ou de projetos previamente estabelecidos em planos de trabalho inseridos em termos de colaboração, em termos de fomento ou em acordos de cooperação, e inclusão de recursos destinados à concessão de auxílios e subvenções a entidades civis de caráter beneficente, filantrópicas e assistenciais, sem fins lucrativos, e por lei específica, desde que a entidade cumpra as determinações exigidas pela legislação em vigor, contendo:

              I –  Certificação da entidade junto ao respectivo conselho municipal;

              II – O beneficiário deve aplicar, nas atividades-fim, ao menos 80% da receita total;

              III – Manifestação prévia e expressa do setor técnico e da assessoria jurídica do governo concedente;

              IV – Declaração de funcionamento regular, emitida por duas autoridades de outro nível de governo;

              V – Vedação para entidades cujos dirigentes sejam também agentes políticos do governo concedente;

             VI – Atender a legislação vigente, em especial a Lei nº 13.019/2014 e alterações posteriores.

             VII – Divulgação dos gastos custeados com recursos públicos nos “Portais de Transparência”, os quais serão exigidos a demonstração e identificação detalhadas, em atendimento aos dispositivos legais e orientação do E. Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Parágrafo único – As entidades beneficiadas com recursos públicos a qualquer título submeter-se-ão à fiscalização do Poder Executivo, com a finalidade de verificação do cumprimento dos objetivos propostos pelo ato de transferência dos recursos além da fiscalização e exigências estabelecidas pelo Tribunal de Contas e pelas leis específicas.

 

Art. 11º – A Mesa da Câmara Municipal elaborará e remeterá ao Poder Executivo sua proposta orçamentária até 30 de agosto do presente exercício, nos termos do artigo 29-A da constituição da República, para fins de consolidação da proposta orçamentária.

Parágrafo Único: O Poder Executivo, em atendimento ao art. 12 §3º da Lei Complementar 101/2000, encaminhará as estimativas de receitas e receita corrente líquida para o exercício de 2025, acompanhado das respectivas memórias de cálculo, ao Poder Legislativo.

 

Art. 12º – O Poder Executivo enviará o Projeto de Lei do Orçamento Anual à Câmara Municipal no prazo estabelecido na Lei Orgânica do Município, que o apreciará até o final da Sessão Legislativa, devolvendo-o para sanção.

Parágrafo – Não sendo devolvido o Autógrafo de Lei Orçamentária Anual no prazo legal previsto, fica o Poder Executivo autorizado a executar a proposta orçamentária original, até a sua discussão final, aprovação e remessa pelo Poder Legislativo, na base de um duodécimo mensal do Projeto de Lei enviado à Câmara Municipal.

Parágrafo – Enquanto não for deliberado e enviado o Autógrafo da Lei Orçamentária Anual, o Poder Legislativo não poderá entrar em recesso.

Art. 13º – As despesas com publicidade de interesse do Município restringir-se-ão aos gastos necessários à divulgação institucional, de investimentos, de serviços públicos e de programas de metas, bem como de campanhas de natureza educativa ou preventiva, excluídas da restrição as despesas com publicação de editais e outras publicações legais obrigatórias.

DISPOSIÇÕES RELATIVAS ÀS DESPESAS COM PESSOAL 

Art. 14º – As despesas com Pessoal e encargos gerais do Município conforme estabelece o artigo 20 da Lei Complementar 101/2000 não poderão exceder:

           I – Poder Executivo: 54 % (cinquenta e quatro por cento) da Receita Corrente Líquida do Município;

           II – Poder Legislativo: 6% (seis por cento) da Rec. Corrente Líquida do Município.

               Parágrafo 1º – As despesas com pessoal e encargos terão prioridade sobre novos projetos.

   Parágrafo – As despesas com Pessoal e encargos deverão atender ainda o disposto nos artigos 22 e 23 da Lei Complementar 101/2000.

Parágrafo – As despesas com Pessoal e encargos terão prioridade sobre novos projetos ou despesas, exceto as de transferências voluntárias recebidas.

Parágrafo – A concessão de vantagens ou aumentos de vencimentos, a criação de cargos ou alteração no Plano de carreira, é de competência privativa do Poder Executivo, obedecerá a Lei Municipal que dispõe sobre a Organização do Quadro de Pessoal e da Evolução Funcional dos Servidores da Prefeitura Municipal de JAMBEIRO, exigirão à existência de dotação orçamentária própria e suficiente, atendida a fixação do percentual legal e as normas e diretrizes contidas na Lei 101/2000.

Parágrafo – O Poder Legislativo deverá obedecer ainda aos limites fixados nos artigos 29 e 29A da Constituição Federal.

              Parágrafo 6º – Nos casos de necessidade temporária, de excepcional interesse público, devidamente justificado pela autoridade competente, a Administração Municipal poderá autorizar a realização de horas extras pelos servidores, quando as despesas com pessoal não excederem a 95% do limite estabelecido no art. 20, III da LRF (art. 22, parágrafo único, V da LRF).

              Parágrafo 7º – Quando a despesa com pessoal houver ultrapassado 51,30% (cinquenta e um inteiros e três décimos por cento) e 5,7% (cinco inteiros e sete décimos por cento) da Receita Corrente Líquida, respectivamente, a contratação de horas extras somente poderá ocorrer quando destinada ao atendimento de situações emergenciais, de risco ou prejuízo para a população.

              Parágrafo 8º – As situações que justificam a contratação excepcional de horas extras, na hipótese de o Município ter atingido o limite prudencial para as despesas de pessoal (95% dos 54 % da RCL, ou seja, 51,30% da RCL) são as seguintes:

I – Atender situações de emergência ou calamidade pública;

II – Atender situações que possam comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços ou equipamentos;

                III – Manutenção de serviços públicos essenciais que não possam sofrer solução de continuidade;

                IV – Implantação de serviço urgente e inadiável;

                V – Substituição de servidores por saída voluntária dispensa ou de afastamentos transitórios, cujas ausências possam prejudicar sensivelmente os serviços;

                VI – Execução de serviços absolutamente transitórios e de necessidades esporádicas.

               Parágrafo 9º – O Executivo Municipal adotará as seguintes medidas para reduzir as despesas com pessoal caso elas ultrapassem os limites estabelecidos na LRF (art. 19 e 20 da LRF):

I – Eliminação de vantagens concedidas a servidores;

II – Eliminação das despesas com horas-extras;

III – Exoneração de servidores ocupantes de cargo em comissão;

IV – Demissão de servidores admitidos em caráter temporário.

               Parágrafo 10º – Serão considerados contratos de terceirização de mão de obra, para efeito do disposto no § 1º do art. 18 da Lei Complementar Federal nº 101, de 2000, as despesas provenientes de contratação de pessoal para substituição de servidores pertencentes a categorias funcionais abrangidas por planos de cargos do quadro de pessoal do órgão.

DISPOSIÇÕES RELATIVAS À EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA 

Art. 15º- Em atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal em vigor, os Poderes Municipais deverão:

            I – Até trinta dias após a publicação da Lei Orçamentária, o Executivo deverá estabelecer a Programação Financeira mensal e bimestral e os Cronogramas de execução de desembolso;

             II – Emitir e publicar até 30 dias após o encerramento de cada bimestre, o Relatório Resumido da Execução Orçamentária, analisando nas formas da lei o alcance das metas previstas;

                            III – Os Poderes emitirão e publicarão ao final de cada quadrimestre, o Relatório de Gestão Fiscal;

                            IV – Os Planos e Orçamentos, assim como as Prestações de Contas, serão amplamente divulgados, ficando à disposição da sociedade para conhecimento e análise.

                  Parágrafo Único – Não sendo alcançadas as metas exigidas pela Lei 101/2000, os Poderes deverão realizar os contingenciamentos necessários nas respectivas dotações orçamentárias, com limitação de empenhos;

                     I Fica autorizado o Poder Executivo a   estabelecer por Decreto, sempre   que necessário, a limitação de empenho das dotações orçamentárias e da movimentação financeira, para atingir os resultados nominal e primário fixados no Anexo de Metas Fiscais;

                      II – O Decreto de limitação de empenhos deverá identificar as fontes de receita comprometidas com a queda de arrecadação e estabelecer o contingenciamento da despesa correspondente na mesma proporção da redução verificada, obedecida a seguinte ordem: Despesas de novos investimentos; Despesas correntes;

III – No caso de limitação de empenhos, os contingenciamentos deverão preservar despesas com pessoal e encargos, e com a conservação do patrimônio público.

                  IV– Não será objeto de limitação de empenho as despesas que constituem obrigações constitucionais, legais ou destinadas ao pagamento do serviço da dívida, exceto quando a queda das receitas afetarem as bases de cálculo ou limites de comprometimento destas mesmas despesas, as despesas destinadas ao desenvolvimento da educação e ações de saúde;

          V – Serão também excluídas da limitação de empenhos e contingenciamento, e obtenção dos resultados fiscais programados, as situações de calamidade pública ou estado de emergência nos termos do artigo 65 da Lei Complementar 101/2000;

                         VI– O Poder Executivo após editar o Decreto a que se refere o “caput” enviará cópia do mesmo ao Poder Legislativo, para ciência, acompanhada de memória de cálculo, das premissas e dos parâmetros justificadores do Decreto;

         VII – Na hipótese da limitação de empenhos e de movimentação financeira, o Poder Executivo comunicará ao Poder Legislativo o montante que lhe caberá contingenciar;

                         VIII – Restabelecida a receita prevista, ainda que parcial, deverá o Poder Executivo editar Decreto suspendendo a limitação de empenhos e recompondo as dotações limitadas;

         Art. 16 º – O Poder Executivo e o Poder Legislativo poderão, mediante decreto, transpor, remanejar, transferir ou utilizar, total ou parcialmente, as dotações orçamentárias aprovadas na Lei Orçamentária de 2024 e em créditos adicionais até o limite de 17% (dezessete por cento) da despesa total fixada.

Art. 17º – Fica o Poder Executivo autorizado a proceder à abertura de créditos adicionais suplementares até o limite de 17% (dezessete por cento) do total da despesa fixada do Município, observado o disposto no artigo 43, da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964; 

Art. 18 º – Ficam excluídos do limite do Art. 17º desta Lei os créditos adicionais suplementares:

            I – Abertos com recursos da Reserva de Contingência;

            II – Abertos com recursos do superávit financeiro apurado no balanço patrimonial do exercício anterior; se houver

            III – abertos com recursos provenientes do excesso de arrecadação, ou sua expectativa, considerando a tendência de ocorrência no exercício; e

            IV – Abertos para suprir insuficiências nas dotações orçamentarias relativas a pessoal e encargos, inativos e pensionistas, serviços da dívida pública, débitos constantes de precatórios judiciais, Requisição de Pequeno Valor (RPV), e despesas de exercícios anteriores.

Art. 19º – Fica o Poder Executivo autorizado a proceder a abertura de créditos adicionais suplementares por intercâmbio entre elementos de uma mesma categoria econômica atrelada a uma mesma atividade, projeto ou operação especial na forma prevista no artigo 43, § 1º, inciso III, da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964, até o limite de 20% (vinte por cento) do total estimado da Receita Orçamentária do Município.      

Art. 20º – Fica o Poder Legislativo autorizado a:

I – Proceder no curso da execução orçamentária de 2024 o intercâmbio entre elementos de uma mesma categoria econômica atrelada a uma mesma atividade, projeto ou operação especial na forma prevista no artigo 43, § 1º, inciso III, da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964, até o limite de 20% (vinte por cento) do total do seu orçamento. 

              Art. 21º – A contratação de operações de crédito depende de autorização em Lei específica, conforme art. 32, § 1º, I, da Lei de Responsabilidade Fiscal.

              Parágrafo Único – A contratação de operações de crédito depende de autorização em Lei específica, conforme art. 32, § 1º, I, da Lei de Responsabilidade Fiscal e para dar cumprimento a Legislação, a administração deverá formalizar seu pleito fundamentando-o em parecer de seus órgãos técnicos e jurídicos, demonstrando a relação custo-benefício, o interesse econômico e social da operação e o atendimento das seguintes condições:

             I – Existência de prévia e expressa autorização para a contratação, no texto da lei orçamentária, em créditos adicionais ou lei específica;

             II – Inclusão no orçamento ou em créditos adicionais dos recursos provenientes da operação, exceto no caso de operações por antecipação de receita;

             III – Observância dos limites e condições fixados pela Câmara Municipal;

             IV – Autorização específica da Câmara Municipal, quando se tratar de operação de crédito externo;

              V – Atendimento do disposto no inciso III do art. 167 da Constituição;

                Art. 22º – A atualização monetária do principal da dívida mobiliária refinanciada do Município não pode superar, no exercício de 2025, a variação do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), da Fundação Getúlio Vargas.

 Art. 23º – O orçamento anual deverá atender, além da LDO, as prioridades contidas no PPA, que poderá sofrer revisões a fim de compatibilizar a despesa fixada à receita prevista para o exercício, e de acordo com novos programas e ações que visem os interesses sociais da coletividade.

Parágrafo – Tendo em vista a capacidade financeira do Município e atendidos os interesses da comunidade, o Executivo Municipal procederá à seleção das prioridades, podendo incluir novos programas ou ações não elencados, desde que financiados com recursos próprios não afetados, ou de convênios firmados com outras esferas de Governo.

Parágrafo – As alterações referentes ao Plano Plurianual serão objeto de modificações nos Anexos próprios, nas formas da legislação pertinente.                            

                         Art. 24 – As metas fiscais poderão ser ajustadas no Projeto de Lei Orçamentária para 2025, se verificado, quando da sua elaboração, alterações da conjuntura nacional e estadual e dos parâmetros macroeconômicos utilizados na estimativa das receitas e despesas, do comportamento da execução do orçamento de 2022, do orçamento de 2023 e do orçamento de 2024, até o mês de junho, além de modificações na legislação que venham a afetar esses parâmetros.

               Parágrafo Único – Para devida compatibilização das peças de planejamento, o PPA e a LDO serão ajustadas.

Art. 25º – Fica autorizado ao Poder Executivo destinar emenda de iniciativa parlamentar à Lei Orçamentária Anual – LOA, conforme estabelecido na Lei Orgânica do Município de Jambeiro.

II – Metade do percentual destinado, deverá ser empregada em ações e serviços de Saúde, exceto despesas com pessoal e encargos;

III – As emendas deverão ser apresentadas até 30 de agosto do exercício de 2024;

IV – Cada emenda deverá ser elaborada em termos sintéticos e analíticos, com indicação do propositor, setor beneficiado, acompanhada de pesquisa de preço e parecer técnico sobre a proposição.

DISPOSIÇÕES FINAIS 

Art. 26º – O Executivo Municipal poderá firmar convênios com outras esferas de governos para o desenvolvimento de programas das áreas de: saúde e saneamento, educação, esportes, cultura, turismo, assistência social, transportes, agricultura, administração, habitação, urbanismo e outras áreas de sua competência, tendo em vista o interesse da coletividade.

 Art. 27º – O Executivo Municipal poderá arcar com despesas de outras esferas de governos, sempre que caiba ao Município responsabilidade solidária e fique comprovado o interesse público, desde que firmado o respectivo ajuste ou acordo. 

Art. 28º – Na programação das despesas da Lei Orçamentária Anual, a discriminação de despesa far-se-á por elemento de despesa, e deverão ser definidas as fontes de recursos, conforme estabelecido pelo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – PCASP, e os do Projeto AUDESP.

Art. 29º – Fica o Poder Executivo autorizado a implementar, dentro das possibilidades do Município, por meio de políticas públicas municipais, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que visam ações e programas para erradicar a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. 

Art. 30º – A presente lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

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PROJETO DE LEI NÚMERO 24 DE 29  DE ABRIL DE 2024 – Dispõe sobre autorização para alterações no Plano Plurianual – PPA na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e abertura de Crédito Adicional Especial no Orçamento de 2023. CARLOS ALBERTO DE SOUZA, Prefeito Municipal de JAMBEIRO, Estado de São Paulo, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei; em especial a Lei Orgânica do Município;

FAZ SABER que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga o seguinte Projeto de Lei: 

Art. 1º – Fica o chefe do Executivo Municipal autorizado a promover alterações no Plano Plurianual (PPA) 2022_2025 e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, com seus devidos anexos.

Art. 2º – Fica autorizado o Executivo Municipal a proceder à abertura de Crédito Especial até o limite estabelecido para a dotação, nos moldes dos artigos 41, II, 42 e 43 da Lei 4.320/64, sob as seguintes classificações e fontes de recursos:

          

Órgão: 07 SECRETARIA MUNICIPAL D ASSISTÊNCIA SOCIAL
Unidade Executora: 07.02  FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Função 08 ASSISTÊNCIA SOCIAL
Sub- Função 241 ASSISTÊNCIA AO IDOSO
ATIVIDADE: 2.185 Transferência Voluntárias – Programa SIGTV – Emenda Parlamentar
Recurso 05.800 3.3.50.39.00 Outros Serv. De Terceiros – Pessoa Jurídica 50.000,00

 

 

Órgão:  07 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Unidade Executora:  07.03 FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE
Função 08 ASSISTÊNCIA SOCIAL
Sub- Função 243 Assistência a Criança e ao Adolescente
Projeto: 1.143 Obras na Construção da Sede do Conselho Tutelar
Recurso 02.500 4.4.90.51.00 Obras e Instalações 300.000,00
Recurso 01.500 4.4.90.51.00 Obras e Instalações 4.518,12

 

 

Órgão:  08 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E PLANEJAMNETO
Unidade Executora:  08.03 SETOR DE SERVIÇOS URBANOS
Função 15 URBANISMO
Sub- Função 452 Serviços Urbanos
Projeto: 1.144 Obras de Infraestrutura Urbana – Pavimentação e Drenagem de Ruas
Recurso 02.100 4.4.90.51.00 Obras e Instalações 750.000,00
Recurso 01.100 4.4.90.51.00 Obras e Instalações 337.761,30

 

Parágrafo Único: O Valor do crédito adicional especial criado no caput deste artigo poderá sofrer variação em decorrência da remuneração de depósitos bancários. 

Art. 3º – O Crédito Adicional aberto pela presente Lei será coberto com recursos provenientes de excesso de arrecadação do orçamento vigente, recursos de transferência voluntarias de   Emenda Parlamentar Programa SIGTV, transferências da Secretaria Estadual de Governo e Relações Institucionais, e recursos próprios do Município.

PARÁGRAFO ÚNICO: Os recursos constarão obrigatoriamente do Decreto Executivo que procedera a abertura do Crédito Especial nos termos dos artigos 42 e 43 da Lei 4.320/64. 

Art. 4º – Este Crédito Especial será incluído na programação das ações contidas na LDO e no PPA do presente exercício. 

Art. 5º – A presente lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. 

MOÇÃO: 

DE AUTORIA DO SR. VEREADOR – JOSE ROBERTO SIQUEIRA 

MOÇÃO Nº04/2024Usando de nossas atribuições legais regulamentadas pelo Artigo 231, §1º, IV do Regimento Interno desta Casa de Leis, apresento a Vossa Excelência e demais Pares, MOÇÃO DE APLAUSOS E CONGRATULAÇÕES as pessoas envolvidas para que acontecesse a   primeira caminhada sobre conscientização do Autismo no Município de Jambeiro.  Este mês de abril é dedicado ao autismo. A campanha Abril Azul foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma forma de conscientizar as pessoas e dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), que tem sido cada vez maior o diagnóstico de pessoas com autismo, sendo necessária uma movimentação com vistas a conscientizar, estudar e desenvolver políticas públicas que atendam às demandas desse público. Diante ao exposto APRESENTO à Mesa, ouvido Plenário, MOÇÃO DE APLAUSOS E CONGRATULAÇÕES as pessoas envolvidas primeira caminhada sobre   conscientização do Autismo no Município de Jambeiro.   Sala Major Gurgel, 29 abril de 2024.

MOÇÃO Nº05/2024 – Senhora Presidente, usando de minhas atribuições legais regulamentadas pelo Artigo 231, §1º, IV do Regimento Interno desta Casa de Leis, apresento a Vossa Excelência e demais Pares, MOÇÃO DE APLAUSOS E CONGRATULAÇÕES as servidoras Natalia Cristina Gonçalves Simões e Elisabeth Imaculada Costa Rinke. A presente Moção de Aplauso se justifica em face da necessidade do reconhecimento da importância destes profissionais, que com esforço e união, têm atendido com precisão as demandas que necessitam a saúde pública de Jambeiro. Destacando-se no controle e atendimentos, ⁠administração, consultas dos pacientes, ⁠treinamento dos servidores para conduzir um tratamento adequado aos pacientes e ⁠excelência no atendimento. A excelência no trabalho realizado pela equipe da saúde de Jambeiro, faz com que todos os munícipes estejam satisfeitos e gratos. Diante ao exposto APRESENTO à Mesa, ouvido Plenário, MOÇÃO DE APLAUSOS E CONGRATULAÇÕES AS SERVIDORAS Natalia Cristina Gonçalves Simões e Elisabeth Imaculada Costa Rinke.

REQUERIMENTOS 

DE AUTORIA DO SRS . VEREADORES – ROSANGELA MARIA ALMEIDA MACHADO E MICAEL HENRIQUE DA SILVA SANTOS

REQUERIMENTO Nº19/2024Usando de nossas atribuições legais, regulamentadas pelos Artigos 221, 225, inciso VIII, do Regimento Interno desta Casa de Leis, requeremos ao Exmo. Prefeito Municipal Carlos Alberto de Souza, requeiro informação de quantos quiosques tem a prefeitura, quais critérios para concessão e se todos estão alocados.  Sala “Major Gurgel”,29 de abril de 2024.

REQUERIMENTO Nº20/2024Usando de nossas atribuições legais, regulamentadas pelos Artigos 221, 225, inciso VIII, do Regimento Interno desta Casa de Leis, requeremos ao Exmo. Prefeito Municipal Carlos Alberto de Souza, requeiro cópia dos documentos que comprovem a data em que foi realizada a última manutenção em cada veículo da prefeitura e a descrição dos serviços realizados. Sala “Major Gurgel”,29 de abril de 2024.

DE AUTORIA DO SR. VEREADOR – JOSE ROBERTO SIQUEIRA 

REQUERIMENTO Nº21/2024Usando de nossas atribuições legais, regulamentadas pelos Artigos 221, 225, inciso VIII, do Regimento Interno desta Casa de Leis, requeremos ao Exmo. Prefeito Municipal Carlos Alberto de Souza, Venho solicitar um estudo sua atenção e ação para a instalação de iluminação pública no trecho a partir da rotatória do distrito indústria de Jambeiro na rodovia dos Tamoios até a entrada do residencial.  O trecho ao qual solicito a iluminação compreende a rotatória do distrito industrial e a Av. Jambeiro, contando com cerca de 9 postes, todos sem a instalação de iluminação pública. O trecho possui um supermercado, o acesso para as indústrias do distrito, dois pontos de ônibus servidos pela linha de Jambeiro e de Paraibuna, um restaurante e mantém um trânsito considerável de carros e pedestres, fruto da necessidade de acesso ao restaurante Santa Bárbara e ao Residencial Santa Bárbara. A iluminação existente na rodovia dos Tamoios, em frente ao posto da PM Rodoviária não é a suficiente para garantir a segurança dos pedestres e motoristas. O acesso não iluminado ao Distrito Industrial prejudica a troca dos turnos das empresas e o deslocamento dos funcionários das indústrias, da Associação, das residências e empresas da região, que se utilizam de ônibus de linha pública ou de veículos próprios para o retorno a suas casas, muitos são moradores de Jambeiro. Sem contar com a insegurança que gera, inclusive facilitando a realização de furtos e assaltos na região, como já ocorreu. Desta forma, baseado no acima exposto. Sala “Major Gurgel”,29 de abril de 2024. 

INDICAÇÕES 

DE AUTORIA DO SRS. VEREADORES – ROSANGELA MARIA ALMEIDA MACHADO E MICAEL HENRIQUE DA SILVA SANTOS 

INDICAÇÃO Nº 21/2024Usando de nossas atribuições legais, regulamentadas pelos Artigos 229, 230, do Regimento Interno desta Casa de Leis, indicamos ao Exmo. Prefeito Municipal Carlos Alberto de Souza, que seja feita reforma urgente  no bueiro na Rua 30 de março, está entupido na altura do número. Sala “Major Gurgel”,29 de abril de 2024.

INDICAÇÃO Nº 22/2024Usando de nossas atribuições legais, regulamentadas pelos Artigos 229, 230, do Regimento Interno desta Casa de Leis, indicamos ao Exmo. Prefeito Municipal Carlos Alberto de Souza, que seja feita limpeza e instalação de playground infantil e academia ao ar livre em área pertencente à prefeitura no bairro Jardim das Oliveiras. Sala “Major Gurgel”,29 de abril de 2024.

INDICAÇÃO Nº 23/2024Usando de nossas atribuições legais, regulamentadas pelos Artigos 229, 230, do Regimento Interno desta Casa de Leis, indicamos ao Exmo. Prefeito Municipal Carlos Alberto de Souza, que seja feita recapeamento e iluminação da Rua Rodolfo Alberto Wisling (distrito industrial) Sala “Major Gurgel”,29 de abril de 2024.

 INDICAÇÃO Nº 24/2024Usando de nossas atribuições legais, regulamentadas pelos Artigos 229, 230, do Regimento Interno desta Casa de Leis, indicamos ao Exmo. Prefeito Municipal Carlos Alberto de Souza, que seja feita instalação de corrimão nas escadas do bairro Jardim Luciana.   Sala “Major Gurgel”,29 de abril de 2024.

INDICAÇÃO Nº 25/2024 – Usando de nossas atribuições legais, regulamentadas pelos Artigos 229, 230, do Regimento Interno desta Casa de Leis, indicamos ao Exmo. Prefeito Municipal Carlos Alberto de Souza, que seja feita instalação de academia ao ar livre no bairro Jardim Nossa Senhora das Dores. Sala “Major Gurgel”,29 de abril de 2024.

INDICAÇÃO Nº 26/2024Usando de nossas atribuições legais, regulamentadas pelos Artigos 229, 230, do Regimento Interno desta Casa de Leis, indicamos ao Exmo. Prefeito Municipal Carlos Alberto de Souza, que seja feita manutenção da Rua Varadouro (acesso à E.M.E.F. Dr. João Leite Vilhena). Sala “Major Gurgel”,29 de abril de 2024.

INDICAÇÃO Nº 27/2024Usando de nossas atribuições legais, regulamentadas pelos Artigos 229, 230, do Regimento Interno desta Casa de Leis, indicamos ao Exmo. Prefeito Municipal Carlos Alberto de Souza, que seja feita instalação de lixeiras nos bairros da zona urbana. Sala “Major Gurgel”,29 de abril de 2024.

INDICAÇÃO Nº 28/2024 – Usando de nossas atribuições legais, regulamentadas pelos Artigos 229, 230, do Regimento Interno desta Casa de Leis, indicamos ao Exmo. Prefeito Municipal Carlos Alberto de Souza, que seja feita  criação de uma JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações). Sala “Major Gurgel”,29 de abril de 2024.

DE AUTORIA DO SR. VEREADOR – RONILDO APARECIDO TEIXEIRA

INDICAÇÃO Nº 29/2024 – O Vereador infrafirmado, nos termos regimentais desta Casa Legislativa, solicita do Exmo. Senhora Presidente, desta Câmara Municipal, seja esta Indicação enviada ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal, conforme regulamentado pelos Artigos 229 e 230 do Regimento Interno desta Casa de Leis: Indico que seja realizada a pintura do muro das Escolas Municipais Sonia Maria Alencar e Maria Olimpia Vieira. Justificativa: Sr. Prefeito esta indicação faz -se necessário motivo pelo qual há alguns anos atras foi feito pinturas educativas, novamente indico que seja tomada esta medida, deixando mais bonito e receptivo externamente o acolhimento de nossas crianças. Sala “Major Gurgel”, 29 de abril de 2024. 

INDICAÇÃO Nº 30/2024 – O Vereador infrafirmado, nos termos regimentais desta Casa Legislativa, solicita do Exmo. Senhora Presidente, desta Câmara Municipal, seja esta Indicação enviada ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal, conforme regulamentado pelos Artigos 229 e 230 do Regimento Interno desta Casa de Leis: Indico ao Sr. Prefeito Municipal Carlos Alberto de Souza, que seja estendido aulas de capoeira, ginastica aos idosos e aulas de futebol (escolinhas) assim que for concluída a quadra do bairro do Canaã.Justificativa: Sr. Prefeito, sempre foi um pedido dos moradores da zona rural para que os filhos pudessem participar das mesmas atividades ou em parte realizada na cidade, com a construção dessa quadra, poderá abranger bairros vizinhos como Canaã II, Freitas, Fazenda Brasil, Ronan, Capivari, Isidoro e outros próximos; Desta forma aos poucos poderá proporcionar atividades a todos dando condições de uma grande parte dos moradores utilizar uma área para práticas esportivas.  Sala “Major Gurgel”, 29 de abril de 2024.

 INDICAÇÃO Nº 31/2024 – O Vereador infrafirmado, nos termos regimentais desta Casa Legislativa, solicita do Exmo. Senhora Presidente, desta Câmara Municipal, seja esta Indicação enviada ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal, conforme regulamentado pelos Artigos 229 e 230 do Regimento Interno desta Casa de Leis: Indico ao Sr. Prefeito Municipal Carlos Alberto de Souza, que seja realizada a reforma nos pontos de ônibus (troca de telhas quebradas e pintura) em toda extensão da Rodovia Professor Júlio de Paula Moraes.  Justificativa: Sr. Prefeito, diante de vários protocolos e solicitações de moradores pedindo a necessidade da melhoria dos pontos, neste momento em que estamos fora do período de chuvas, e que vários moradores utiliza tanto para escolar e também proteção dos funcionários de empresas, verificou se a necessidade de melhorar o local para adequar atendimento de segurança e conforto da população.  Sala “Major Gurgel”, 29 de abril de 2024. 

INDICAÇÃO Nº 32/2024 –  O Vereador infrafirmado, nos termos regimentais desta Casa Legislativa, solicita do Exmo. Senhora Presidente, desta Câmara Municipal, seja esta Indicação enviada ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal, conforme regulamentado pelos Artigos 229 e 230 do Regimento Interno desta Casa de Leis: Indico ao Sr. Prefeito Municipal Carlos Alberto de Souza requisitar uma avaliação urgente da retirada de uma arvore na rua Antônio Bernardes de Almeida, em frente à residência número 77 da senhoria Isa Maria Gregatti.  Justificativa: Sr. Prefeito, esta solicitação foi feita junto ao Setor do Meio Ambiente o qual foi deferido positivamente, e que vem sendo observada a questão da arvore ser de porte grande, caso venha cair vai causar um grande transtorno, além de danificar várias residências, o perigo da fiação da Bandeirantes Energia, podendo causar perigo de morte; Diante desse fato e da apresentação dos vários requerimentos protocolados , venho solicitar maior atenção possível  quanto a situação do pedido e a solução o mais breve possível.  Sala “Major Gurgel”, 29 de abril de 2024. 

INDICAÇÃO Nº 33/2024 – O Vereador infrafirmado, nos termos regimentais desta Casa Legislativa, solicita do Exmo. Senhora Presidente, desta Câmara Municipal, seja esta Indicação enviada ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal, conforme regulamentado pelos Artigos 229 e 230 do Regimento Interno desta Casa de Leis: Indico ao Sr. Prefeito Municipal Carlos Alberto de Souza indico a construção de quiosques no conjunto aquático municipal.  Justificativa: Sr. Prefeito, é sabido que temos em nosso município uma grande oportunidade de lazer que é a piscina publica, mas a informação que chega a este que não é mais usada porque não tem um lugar para ficar durante o dia, ou seja, quiosques para proteção dos usuários; que não tem cadeiras e nem bancos de plásticos, guarda sol outro local para proteção dos banhistas o que é quase nula a participação dos munícipes, pensando nisso solicito atenção e empenho na construção para durante a permanência dos usuários ter um local para descanso e proteção principalmente das crianças. Sala “Major Gurgel”, 29 de abril de 2024.

DE AUTORIA DO SR. VEREADOR – JOSÉ ROBERTO SIQUEIRA

INDICAÇÃO Nº 34/2024 – O Vereador infrafirmado, nos termos regimentais desta Casa Legislativa, solicita do Exmo. Senhora Presidente, desta Câmara Municipal, seja esta Indicação enviada ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal, conforme regulamentado pelos Artigos 229 e 230 do Regimento Interno desta Casa de Leis: Indico ao Sr. Prefeito Municipal Carlos Alberto de Souza que seja feita manutenção com urgência na Rua  João Batista de Moraes no bairro tapanhao. Sala “Major Gurgel”, 29 de abril de 2024.

ORDEM DO DIA DA 06ª SESSÃO ORDINÁRIA CONFORME ARTIGO 164 DO REGIMENTO INTERNO 

MATÉRIAS A SEREM DISCUTIDAS E VOTADAS NA ORDEM DO DIA:

PROJETO DE LEI Nº 20 DE 15 DE MARÇO DE 2024 – INSTITUI O PLANO MUNICIPAL PELA PRIMEIRA INFÂNCIA – PMPI PARA O DECÊNIO 2024-2034. CARLOS ALBERTO DE SOUZA, Prefeito Municipal de JAMBEIRO, Estado de São Paulo, FAÇO SABER que a Câmara Municipal aprova e eu, nos termos do Inciso III do Artigo 69 da Lei Orgânica do Município, sanciono e promulgo a seguinte Lei: Art. 1º Fica instituído o Plano Municipal pela Primeira Infância – PMPI para o decênio 2024-2034, conforme especificado no Anexo Único da presente Lei.  Parágrafo único. O Plano Municipal pela Primeira Infância – PMPI é um documento que visa orientar as ações do governo e da sociedade civil na defesa, promoção e realização dos direitos das crianças de zero a seis anos de idade.  Art. 2º As despesas com a execução da presente Lei correrão por conta das verbas próprias consignadas no orçamento.  Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Mais Pautas:

Expediente da 7ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 35ª Legislatura de 15/05/2024
Mês: Maio
Ano: 2024
Expediente da 6ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 35ª Legislatura de 02/05/2024
Mês: Abril
Ano: 2024
Expediente da 5ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 35ª Legislatura de 17/04/2024
Mês: Abril
Ano: 2024
Expediente da 4ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 35ª Legislatura de 03/04/2024
Mês: Abril
Ano: 2024
Expediente da 3ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 35ª Legislatura de 20/03/2024
Mês: Março
Ano: 2024
Expediente da 2ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 35ª Legislatura de 06/03/2024
Mês: Março
Ano: 2024